Defesa de Mestrado de Priscila Vedovello

A banca contou com a presença do Prof. Dr. Paulo Henrique de Souza Picciani (IMA/UFRJ) e Profa. Dra. Sandra Andrea Cruz (DQ/UFSCar).

No dia 28 de setembro, a mestranda Priscila Vedovello defendeu sua dissertação “Correlação Estrutura versus Propriedades de Transporte de Gases em Membranas de Poli(éterimida) com Líquido Iônico”, sob a orientação do Prof. Dr Caio M. Paranhos. A banca contou com a presença do Prof. Dr. Paulo Henrique de Souza Picciani (IMA/UFRJ) e Profa. Dra. Sandra Andrea Cruz (DQ/UFSCar).

O aumento da emissão de dióxido de carbono (CO2) oriunda da queima de combustíveis fósseis contribui diretamente para alterações no meio ambiente. Para a captura pós-combustão de CO2, a utilização de membranas poliméricas tem ganhado destaque frente às tecnologias convencionais adotadas. Líquidos iônicos (LIs) possuem elevada capacidade sortiva de CO2, o que tem levado ao desenvolvimento de sistemas de captura de CO2 baseados em LIs suportados em membranas poliméricas. Esta investigação teve como objetivo o desenvolvimento de membranas baseadas em poli(éterimida) (PEI) contendo LI de base imidazólica, visando a análise da correlação estrutura x propriedade de transporte de CO2 frente ao O2. Desempenhou-se a preparação das membranas de PEI via casting com a incorporação do LI. Realizaram-se as caracterizações que visaram estabelecer correlações entre estrutura/propriedades por meio de FTIR, DSC, TGA e a determinação das propriedades de transporte, a fim de analisar interações locais em sistemas poliméricos, por meio de ensaios de permeação ao vapor de água (WVT), sorção e ressorção de CO2 e permeação ao CO2 e O2. Os resultados indicaram que a presença do LI na matriz de PEI altera significativamente as características estruturais e de transporte nas membranas analisadas.

Sobre Daniela Caceta 88 Artigos
Atua no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais.