Microscopia de Piezo-Resposta na Investigação de Ferroelétricos

Trabalho é realizado pelo CDMF

O LIEC desenvolve trabalhos na linha de investigação de materiais nanoestruturados (filmes finos e fibras) ferroelétricos e multiferróicos em nanoescala por meio da microscopia de piezo-resposta (PFM), utilizando-se de um microscópio de força atômica (AFM). O PFM é uma poderosa ferramenta capaz de observar, mensurar e alterar a polarização de estruturas ferroelétricas localmente através de técnicas como imagens de piezo-resposta, histerese local e litografia ferroelétrica. Estas técnicas podem esclarecer fenomenologias a respeito de propriedades locais como a orientação e a retenção de polarização, bem como fornecer importantes informações sobre as estruturas de domínios ferroelétricos.

Este trabalho é realizado pelo CDMF tendo como pesquisadores responsáveis: Wagner B. Bastos e Elson Longo, do LIEC, com sede no Departamento de Química da UFSCar; Fenelon M. Pontes, do Departamento de Química da UNESP – Bauru; Adenilson J. Chiquito, do Departamento de Física da UFSCar; e Maria A. Zaghete, do LIEC, com sede no Instituto de Química da UNESP – Araraquara.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).