Pesquisadora do CDMF realiza atividades no Instituto de Física de Belgrado

Parceria Internacional

A Dra. Guilhermina Ferreira Teixeira, pesquisadora do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) esteve no Instituto de Física de Belgrado onde desenvolveu parte do projeto de pós-doutorado intitulado “Desenvolvimento de nanoestruturas, filmes e compósitos para aplicação como fotoeletrônicos e nanogeradores de energia”. Do lado brasileiro, a supervisão é da Profa. Dra. Maria Aparecida Zaghete (IQ/Unesp/Araraquara), coordenadora de Pesquisa do CDMF,  um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

No Instituto de Física de Belgrado foram realizadas análises por meio de Espectroscopia Raman em diferentes temperaturas, sob a supervisão da Profa. Dra. Zorana Dohcevic-Mitrovic. Neste período foi apresentado seminário relacionado ao projeto de pós-doutorado abordando a influência da morfologia sob as propriedades de partículas lead-free de NaNbO3

Essas atividades fazem parte de projeto CAPES –PVE e de parceria do Instituto de Quimica de Araraquara -UNESP através do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais e os Instituto de Física e Instituto de Pesquisas Multidisciplinares da Universidade de Belgrado (Institute of Physics and Institute of Multidisciplinary Research at University of Belgrade).

Resultados do projeto em parceria foram apresentados pela pesquisadora Guilhermina Ferreira Teixeira em “palestra convidada – Structural and photoluminescence properties of the (Ni,Zn) Fe2O4-BaTiO3 multiferroic composite nanopowders” na 12 th Conference for Young Scientists in Ceramics – CYSC 2017, na cidade de Novi Sad- Sérvia .

Com a equipe do Instituto de Pesquisa Multidisciplinares, coordenado pela Profa. Dra. Biljana D. Stojanovic, investiga-se as propriedades estruturais e ópticas de materiais multiferróicos.

Daniela Caceta
Sobre Daniela Caceta 68 Artigos
Atua no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais.