Os professores Júlio Ricardo Sambrano, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Ernesto Chaves Pereira, do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar), ambos pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), participaram do exame de qualificação do aluno Me. Guilherme da Silva Lopes Fabris, doutorando do programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da Unesp, campus de Bauru.
Fabris é bacharel e mestre em Física pela Unesp de Rio Claro e atualmente desenvolve suas pesquisas na área de modelagem e simulação computacional orientada por Sambrano, na área de materiais bi-dimensionais de um ou alguns átomos de espessura, e unidimensionais, tal como o caso dos nanotubos. A banca contou ainda com a participação de Luis Vicente de Andrade Scalvi, também professor da Unesp, campus Bauru.
Fabris e seu orientador relatam que seus interesses específicos estão voltados para o estudo de propriedades sensoras e catalíticas de semicondutores com estruturas análogas ao grafeno e também em uma nova classe de materiais com poros de dimensões nanométricas.