Renata Lang Sala, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos (PPGQ – UFSCar), defendeu sua tese no último dia 27 de setembro bolsista FAPESP. O trabalho, intitulado “Hidrogéis nancompósitos termossensíveis aplicados no crescimento de células tronco mesenquimais e condrócitos para engenharia de tecidos”, contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
A pesquisa desenvolvida pela agora doutora foi realizada em parceria com o Jason Burdick, professor da Universidade da Pennsylvania, com o apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF).
A multidisciplinaridade envolvida na pesquisa de Sala é um dos aspectos exaltados por Emerson Camargo, professor do Departamento de Química (DQ) da UFSCar e orientador do trabalho. Para ele, não faz mais sentido dizer que um trabalho pode ser enquadrado em áreas específicas. “Os problemas mais desafiadores estão em temas que envolvem diferentes especialidades, como química, biologia, medicina e até estatística. A tradicional divisão da química em grandes áreas como orgânica, inorgânica, analítica e físico-química apenas limitaria a criatividade e ousadia dos estudantes”.
Ele explica que o trabalho de Sala empregou conceitos de nanotecnologia para o crescimento de células, focando uma potencial aplicação na área de saúde humana. “O papel da ciência é prover o bem estar das pessoas, seja nesta ou nas gerações futuras”, conclui.
A banca de avaliação do trabalho foi formada por Caio Paranhos, professor do DQ – UFSCar, Francys Moreira, professor do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, Tatiane Arantes, professora da Universidade Federal de Goias (UFG) e Patricia Campana, professora da Universidade de São Paulo (USP).