Pesquisador do CDMF participa de Ciclo de Seminários da UFPB

O pesquisador Reginaldo Muccillo, integrante do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), apresentou um seminário sobre “Flash Sintering” para o Curso de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal da Paraíba (PPCEM – UFPB). O convite partiu do professor visitante da UFPB, Fernando Marques, da Universidade de Aveiro, em Portugal. 

A discussão central da aula foi a sinterização de materiais cerâmicos por meio de uma nova técnica denominada “Flash Sintering“. Técnica que permite, de acordo com Muccillo, a densificação de materiais cerâmicos em temperaturas e tempos menores que os usados convencionalmente, a partir da aplicação de um campo elétrico. O debate também se voltou para os possíveis mecanismos físicos responsáveis pelo fenômeno e as possibilidades de sua aplicabilidade no setor industrial. 

A apresentação fez parte do Ciclo de Seminários da PPCEM-UFPB, cuja a temática é “Desafios da Ciência e Engenharia de Materiais”. Ministrados por pesquisadores do Brasil, da França e de Portugal, os encontros acontecem na plataforma Meet e são abertos. Os arquivos das cinco aulas que já aconteceram, incluindo a apresentada por Muccillo, estão disponíveis AQUI.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.