Julio Sambrano, professor da Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (Unesp) campus Bauru, e Miguel San-Miguel, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foram conferencistas no 44ª Congreso Internacional de Químicos Teóricos de Expresión Latina (QUITEL 2018), realizado em Santiago do Chile entre os dias 8 e 12 de outubro.
Nas conferências, Sambrano e San-Miguel abordaram a importância da pesquisa teórica e computacional na área das ciências de materiais. Os dois pesquisadores fazem parte do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).
O Congreso Internacional de Químicos Teóricos de Expresión Latina acontece anualmente e reúne especialista na área de Química Teórica e Computacional. A próxima edição do evento ocorrerá em 2019 na cidade de Namour, Bélgica, e em 2020 será realizada no Brasil e organizada Sambrano e San-Miguel.