Elson Longo ministra palestra no 58º Congresso Brasileiro de Química

Evento foi realizado na Universidade Federal do Maranhão

O diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), Elson Longo, ministrou palestra nessa quarta-feira, dia 7, no 58º Congresso Brasileiro de Química sobre o tema “Materiais e melhoria da qualidade de vida”.  Realizado pela Associação Brasileira de Química entre os dias 6 e 9 de novembro, no Centro de Eventos Paulo Freire, na Cidade Universitária Dom Delgado da Universidade Federal do Maranhão, em São Luís, o Congresso teve as discussões centradas no tema multidisciplinar “Química: Sociedade e Qualidade de Vida”, e abordou assuntos como Energia, Fármacos, Alimentos, Bioquímica e Biotecnologia, Materiais e Ensino de Química.

Em sua palestra, Longo destacou que os semicondutores evoluíram enormemente ao final do século XX e tomaram novas dimensões no século XXI.  “O mesmo semicondutor pode transformar-se em várias propriedades funcionais. Dessa forma, pode-se com o mesmo semicondutor obter fotoluminescência elemento de fotodegradação, transformador de fótons em elétrons, isto é, geração de energia elétrica e altamente bactericida”.

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

 

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.