Pesquisador do CDMF defende tese na UEPG

Trabalho abordou as teorias relacionadas aos Materiais Multiferróicos

Da esquerda para a Direita: Prof. Dr. Alexandre Camilo Junior (UEPG), Prof. Dr. Lucas Stori de Lara (UEPG), Dr. Renan A. P. Ribeiro, Prof. Dr. Elson Longo (CDMF-UFSCar), Prof. Dr. Sergio R. de Lázaro (Orientador - UEPG) e Prof. Dr. Wagner E. Richter (UTFPR).

Renan Augusto Pontes Ribeiro, pesquisador do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), apresentou, no último dia 26 de Fevereiro, a Tese intitulada “Investigação Teórica de Materiais Multiferróicos” ao programa de Pós-Graduação do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O trabalho foi orientado por Sergio R. de Lázaro, professor do Departamento de Química da UEPG e co-orientado por Juan Andrés Bort, professor do Departamento de Química-Física da Universitat Jaume I (Espanha). A banca de avaliação do trabalho foi composta pelos professores Alexandre Camilo Junior e Lucas Stori de Lara do Departamento de Física da UEPG, Wagner Eduardo Richter,  do Departamento de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e Elson Longo, do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor do CDMF.

A tese relacionou as propriedades multiferróicas dos titanatos ATiO3 (A = Mn, Fe, Ni) tanto no bulk quanto nas superfícies dos materiais. Entre os muitos resultados obtidos, foram publicados cinco artigos em revistas especializadas com alto indicie de impacto, incluindo um artigo selecionado para a coletânea de “Hot Papers” de 2018 do renomado jornal Physical Chemistry Chemical Physics (PCCP). Dentre os principais resultados, o autor destaca um formalismo teórico desenvolvido para relacionar as propriedades magnéticas com a morfologia dos materiais, bem como a racionalização da criação de defeitos pontuais e seus efeitos sobre as interações spin-spin.

O trabalho foi desenvolvido no Grupo de Simulação Química (GSQ) da UEPG, um dos grupos em excelência na área de Simulação aplicada a estado sólido que apresenta relação direta com o CDMF. Essa relação é oriunda da formação acadêmica do professor Sergio R. de Lázaro (Diretor do GSQ) realizada sob orientação de Elson Longo na UFSCar. Nos últimos anos, o laboratório tem se destacado na linha de pesquisa voltada a modelagem de materiais magnéticos com potencial aplicação na spintrônica.

O recém Doutor Renan atuará juntamente ao CDMF no ano de 2019, contando com bolsa de Pós-doutoramento apoiada por intermédio do CNPq. A proposta inicial é avançar com a investigação teórica de materiais magnéticos, voltando-se principalmente para relação entre as propriedades magnéticas e a morfologia dos materiais.

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.