A pesquisadora Bruna Bregadiolli que desenvolve pesquisa de pós-doutorado como bolsista do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) sob a supervisão de Maria Aparecida Zaghete, professora do Instituto de Química da UNESP (IQ – Unesp) de Araraquara, e integrante do CDMF, acaba de retornar de seu período de estágio de pesquisa no exterior (BEPE-FAPESP) onde desenvolveu novos materiais funcionais baseados em carbono para aplicação em células solares, linha de pesquisa de interesse do CDMF na área de energia e meio ambiente.
Nesta pesquisa, foram desenvolvidas diversas técnicas para a produção de novos materiais, com grupos ancoradores orgânicos tais como trifenilaminas e tiofenos ancorados a nanodiamantes e a derivados de grafeno. Esses novos materiais possuem estrutura doador- π-aceitador quando ligados covalentemente ao composto derivado de carbono, dando origem a um sistema πconjugado que poderá facilitar o transporte de cargas nos novos compostos. Além disso, o ancoramento de novos ligantes pode alterar os níveis de energia dos materiais, o que pode ser adequado de acordo com sua aplicação.
O estágio de pesquisa possibilitou o contato da pesquisadora com técnicas avançadas de síntese e caracterização de materiais orgânicos e a colaboração do professor Alan Sellinger e os membros de seu grupo tanto para a obtenção desses novos materiais tal como a futura aplicação em dispositivos. Além disso, firma a parceria do grupo de pesquisa do IQ-UNESP com o grupo da Colorado School of Mines.
CDMF
O CDMF, dirigido pelo professor da UFSCar, Elson Longo da Silva, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).