Pesquisador do CDMF fala sobre sensores de monóxido de carbono em programa de TV da Argentina

Programa repercutiu casos recentes de intoxicação por CO na argentina e abordou o desenvolvimento de dispositivos de segurança pelos pesquisadores do CDMF

O pesquisador Miguel Ponce, professor da Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), foi entrevistado especial do quadro “Desayuno” do programa de tv “Tandil Despierta” exibido no último dia 10 de janeiro.

No programa, produzido pelo periódico “El Eco“, Ponce falou sobre o desenvolvimento de sensores de monóxido de carbono (CO) e de dispositivos de corte automático do fornecimento de gás para aquecedores domésticos.

Os dispositivos desenvolvidos — e já patenteados — são resultado de pesquisas realizadas por Ponce e outros pesquisadores do CDMF, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no Brasil; do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet) da Argentina; do Ministério de Ciência, Inovação e Universidades da Espanha; e do Instituto Nacional de Física Nuclear (INFN) da Itália.

A tecnologia agora alcançada também contou com a colaboração também de pesquisadores da Universitat Jaume I, da Espanha e da Universitá degli Studi di Ferrara, na Itália.

Na entrevista, que também repercutiu alguns casos recentes de intoxicação ocorridos na Argentina, Ponce também falou sobre as negociações para a transferência de tecnologia para empresas produtoras de aquecedores. Confira a entrevista completa abaixo.

CDMF

O CDMF, dirigido pelo professor da UFSCar Elson Longo da Silva, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.