Ludo educativo relança games para lembrar importância da vacinação e do combate à dengue

O Ludo Educativo acaba de relançar dois jogos para relembrar a importância da manutenção das vacinas atualizadas e também das medidas de combate à dengue, mesmo durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia da COVID – 19.

No jogo Vacinax, o papel do jogador é o de controlar um Linfócito-T e vagar por entre as células do corpo humano (um labirinto), enquanto identifica e destrói células infectadas, ou que possuem algum tipo de antígeno. Inicialmente, por não possuir anticorpos específicos, o linfócito não é capaz de identificar todas as células comprometidas.

Porém, ao progredir no jogo, o corpo humano em que o jogador se encontra é vacinado e então o jogador pode escolher quais aspectos ele deseja melhorar nas suas células de defesa. Dentre as melhorias estão; o tempo de vida do linfócito, a capacidade de identificar mais células infectadas e a quantidade de células que o lifócito consegue destruir.

A vitória é alcançada quando o jogador conseguir identificar e destruir todas as células infectadas no corpo. Além disso, o jogo também conta com várias informações valiosas sobre vacinação e sua importância, que vão sendo mostradas para o jogador enquanto ele progride.

Já no game Contra a Dengue 3, a destemida protagonista, Sophia, embarca junto com seus irmãos mais velhos – Renata e Rômulo – para o mundo digital. Nesta nova aventura o jogador combaterá, além da dengue, o vírus chikungunya e o vírus zika, todos esses transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.

Para ter sucesso em sua empreitada, a aventureira Sophia deve encontrar e eliminar todos os focos de dengue, sendo esta a forma mais eficiente de combater o mosquito. Ao longo de sua jornada a menina será ajudada pelos seus irmãos mais velhos para recobrir pneus velhos, guardar devidamente o lixo e colocar areia nos pratos de vasos de plantas. A jornada não será fácil, pois a cada nova visita ao mundo digital a configuração do jogo muda, garantindo ao jogador o desafio que se renova constantemente, possibilitando desafios variados e horas de entretenimento educativo. O jogo pode ser acessado AQUI.

Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012 e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.

A equipe do projeto é formada por designers, programadores e profissionais do audiovisual da Aptor Software, uma empresa spin-off do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF).

Outros jogos estão disponíveis AQUI.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.