Pesquisadores do CCMC participam do 16th International Conference on X-ray Absorption Spectroscopy na Alemanha

O congresso, é o mais importante na area de espectroscopia de absorcao de raios-X e os maiores especialistas desta area estavam presentes no congresso

Dos dias 23 a 30 de agosto de 2015, os pesquisadores do CCMC Prof. Valmor Roberto Mastelaro e o doutorando Vitor Carlos Coletta estiveram no 16th International Conference on X-ray Absorption Spectroscopy (XAFS16), realizado na cidade de Karlsruhe, Alemanha.

Durante o evento os pesquisadores Vitor e Prof. Valmor apresentaram os seguintes trabalhos na forma de pôster, respectivamente: Synthesis and characterization of Sr1-xCuxTiO3 and SrTi1-xCuxO3 perovskites applied to the water-gas shift reaction e XANES study of Sr1-yLayTi1-xFexO3 thin film applied as ozone gas sensor.

Vitor avaliou sua participação no evento: Pude conhecer melhor algumas técnicas, como Quick-EXAFS, que deverá ser implementada no novo síncrotron do Brasil. Também conheci trabalhos sobre catálise, inclusive reação de deslocamento gás-água. Já o Prof. Valmor, apontou a importância do evento para a experiência diária de pesquisa no CCMC: “O congresso, é o mais importante na area de espectroscopia de absorcao de raios-X e os maiores especialistas desta area estavam presentes no congresso. Nossa participação no evento permitiu estar em contato com o estado da arte nesta area o que certamente trara muitos beneficios para os estudos que desenvolvemos nesta area dentro do CCMC. Muitos pesquisadores vieram visitar nossos posters e se informar sobre nossos trabalhos, finalizou o professor.”

Amanda Murgo
Sobre Amanda Murgo 134 Artigos
Educadora do Laboratório de Difusão Científica (LaDiC) do Grupo Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC/IFSC/USP) no âmbito das ações de Difusão Científica do CDMF. Assessora de Comunicação do CCMC/LaDiC/CDMF desde 2010. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos com estágio no Projeto "História da Ciência e Meio Ambiente - as demandas por energia através da História" (CCMC/IFSC/USP/CDMF) de abril de 2013 a julho de 2014. Atua ministrando cursos de Educação Ambiental em escolas de Rede Básica de Ensino e Educadores com a temática pelo CDMF até os dias atuais.