Materiais com potencial antiviral desenvolvidos pelo CDMF e pela Nanox são destaque na EPTV

Reportagem foi ao ar no jornal da EPTV, emissora afiliada da Rede Glogo

As nanopartículas de prata desenvolvidas pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e pela Nanox, spin off do Centro apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de são Paulo (FAPESP), apresentam comprovado efeito antifúngico e bactericida.

Essas nanopartículas começam a ser aplicadas em materiais para utilização em ambientes hospitalares e também em Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s), pois além de evitarem a contaminação cruzada, podem apresentar também efeito antiviral. A eficácia contra o vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, também está sendo testada por integrantes do Centro.

Confira a reportagem do Jornal da EPTV no vídeo abaixo.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.