Pesquisadora do CDMF integra a ação ‘Ciência pela Vida – Projeto Álcool UFSCar’

Ação auxilia no abastecimento de álcool para utilização em unidades de saúde

A pesquisadora Sandra Andrea Cruz, professora do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), é uma das integrantes da ação ‘Ciência pela vida – Projeto Álcool UFSCar’.

A ação surgiu a partir do estabelecimento de uma parceria entre o Departamento de Química (DQ) e o DeGR (Departamento de Gestão de Resíduos) da UFSCar, por meio de suas chefias, visando a produção de álcool para serem usados em higienização e desinfecção de superfícies, que possam ser usadas no combate à COVID-19. Hoje são produzidas soluções de álcool 700 INPM e Álcool Glicerinado, este último atendendo a padrões da Organização Mundial da Saúde – OMS.

A ação humanitária nasceu do entusiasmo de membros da comunidade que estimularam e catalisaram o processo, merecendo um especial destaque a Profa. Dra. Quezia Cass, a Dra. Neila Cassiano, MSc Paula A. Silva e Dra. Ana Marta Ribeiro Machado, e também o Prof. Dr. Targino de Araújo Filho, do Departamento de Engenharia de Produção (DEP), como grande entusiasta e incentivador. O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar, localizado no município de Araras, também permitiu valiosas interlocuções para o início da ação. Os trabalhos hoje contam com ações intensas da Profa. Dra. Quezia Cass, Profa. Dra. Sandra A. Cruz, Dra. Neila Cassiano, Dr. Guilherme M. Grosseli, todos do DQ, e MSc. Paula Adriana Silva e Dra. Ana Marta Ribeiro Machado do DeGR.

Atuam também alunos voluntários, ligados ao Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), assim como as Chefias dos departamentos envolvidos e a Direção do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). O projeto conta, ainda, com várias empresas apoiadoras, como MXQuímica; Animaltag; EMS Indústria Farmacêutica; Usina Coruripe; SC Química; LAC – Comércio e Serviços de Produtos Laboratoriais Ltda.

A ação ainda conta com apoio da Divisão de Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de São Carlos que tem cedido continuamente veículos e motorista para transporte de insumos e produtos preparados, que têm sido doados à Instituições Públicas de Saúde, como Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci (HU-UFSCar), UBS e UPAS.

Os participantes da ação agradecem por todas as contribuições e principalmente às pessoas que vem, mesmo neste período da quarentena, atuando em prol da coletividade. Esta ação humanitária pode salvar vidas. Uma delas pode ser a sua ou a de alguém que você ama.

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.