Pesquisador do CDMF apresenta pesquisa durante o Advanced Nano Materials 2022

Evento aconteceu na Universidade de Aveiro, em Portugal

O pesquisador Rafael Aparecido Ciola Amoresi, professor visitante na Universidade Federal do ABC (UFABC) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), participou, entre os dias 27 e 29 de julho, do Advanced Nano Materials 2022 (ANM), realizado na Universidade de Aveiro, Portugal. O evento ocorre anualmente e reúne pesquisadores renomados na área de ciência e tecnologia de materiais funcionais.

Amoresi, que atua na área de Química de Materiais com ênfase em fenômenos de interfaces, apresentou o estudo intitulado “Nanoparticle Morphology: Influence on ROS generation and gas sensor response”, o qual aborda os principais resultados e a influência de diferentes morfologias de nanopartículas de óxido de cério (CeO2) nas propriedades sensoras para o gás monóxido de carbono e na geração de espécies reativas de oxigênio por experimentos fotocataliticos. “Este estudo contribui para a obtenção de novos dispositivos com seletividade ao sensoriamento de gás, sendo uma das atuais necessidades de desenvolvimento de tecnologias devido à toxicidade de diversos gases”, acrescentou o pesquisador.

A pesquisa foi desenvolvida nas facilidades do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e em parceria com a Universidade Mar del Plata na Argentina, em colaboração com o pesquisador Miguel Ponce, e com a universidade espanhola Jaume I, em colaboração com o professor Juan Andrés, ambas parceiras do CDMF.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.