Ludo Educativo lança novo jogo da série Contra Corona

Contra Corona é um jogo para mostrar a importância da prevenção à propagação do COVID-19, a fim de achatar a curva de contágio

O Portal Ludo Educativo, parceria do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) com a Aptor Software, criou uma série de jogos educativos para promover a conscientização das crianças e adolescentes sobre os perigos de infecção do COVID-19. Com diversão, o jogador aprende a lavar as mãos, a manter o distanciamento social, a utilizar máscara e como a transmissão ocorre. 

O portal acaba de lançar mais um jogo a série Contra Corona, que aborda o tema “Etiqueta do espirro”, no qual apresenta de forma fácil e acessível mais cuidados importantes de prevenção de contágio em meio à pandemia do novo coronavírus: cobrir os espirros e uso de máscaras! Cada minigame contém um texto informativo sobre o método de prevenção que ele trata, além de uma breve explicação de como jogar.

Espirrar é algo normal e recorrente, é uma resposta à qualquer incômodo nas vias respiratórias, porém o espirro é uma forma extremamente perigosa quando se trata de contaminação em meio a uma pandemia. Se você estiver contaminado e espirrar perto de uma pessoa ela poderá ser contaminada apenas por estar perto de você, e não é somente no momento do espirro, o vírus pode se manter na região e contaminar a vítima posteriormente.

Saber como lidar com seus próprios espirros é muito importante para evitar o aumento na contaminação das pessoas próximas, você pode até pensar que está sem a carga viral, mas lembre-se, nem sempre o vírus apresenta sintomas então só podemos ter certeza se estamos contaminados após um exame.

No jogo isso é representado com o uso de emojis no lugar de pessoas, e elas estão sempre com vontade de espirrar. Sua tarefa é evitar que elas se contaminem sem saber quem é a pessoa infectada.

Conteúdo do “Etiqueta do Espirro”:

– Interface contém as máscaras que o jogador pode arrastar até uma pessoa (representada por uma carinha);

– Contador de pontos para acompanhar o progresso dos espirros;

– Contador de tempo para mostrar quantos segundos já se passaram;

– Carinhas representando as pessoas, elas andam e podem espirrar.

Como jogar “Etiqueta do Espirro”

O jogador deve ou clicar nas pessoas para que elas cubram o espirro ou arrastar as máscaras nelas para que não passem a possível contaminação à frente.

Antes de espirrar de fato as pessoas tem sua animação que precede o espirrar, o jogador deve estar atento às dicas de som e animação.

Uma pessoa será infectada aleatoriamente, o jogo acaba quando outra pessoa se infecta a partir da primeira.

O jogador não sabe quem está infectado, como na vida real, então é necessário que ele dê atenção igualmente a todos.

O jogo está disponível AQUI.

Ludo Educativo

O Ludo Educativo é projeto de extensão universitária em parceria do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) com a Aptor Software. O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O portal tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.

A equipe do projeto é formada por designers, programadores e profissionais do audiovisual da Aptor Software, uma empresa spin-off do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF).

Outros jogos estão disponíveis na plataforma do Ludo Educativo em: https://www.ludoeducativo.com.br/pt/

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.