Trabalho de iniciação científica do CDMF recebe prêmio em congresso

Evento foi organizado na UFSCar e abordou temas da ciência de materiais; trabalho na área de cosmética foi premiado como melhor apresentação oral

O aluno de iniciação científica do laboratório de cosmética do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), da Unesp e UFSCar, Paulo Vinicius Neves dos Santos, recebeu o prêmio de melhor trabalho no Congresso de Estudantes de Ciências e Engenharia de Materiais do Mercosul, que foi realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) entre os dias 19 e 25 de julho.

O prêmio foi na categoria melhor apresentação oral para o trabalho intitulado “Investigação Físico-Química da Degradação de Fibras Capilares por meio do uso de Formaldeído”, que também tem como autores os pesquisadores Paulo VN dos Santos, Ana Vivian Colenci, Amanda C Silva, Taís F Silva, Elson Longo e Valéria M Longo.

A programação do evento contou com diversas atividades, como palestras, minicursos, visitas técnicas e eventos de integração social entre os congressistas. Tanto as palestras quanto os minicursos foram ministrados por profissionais da área e abordaram temas atuais e de interesse geral de engenharia e ciência de materiais, propiciando um ambiente de aprendizado que vai além do que é oferecido pelas universidades em seus cursos de graduação. Idealizado inicialmente em 1999 por discentes do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, esta é a quarta edição realizada pelos estudantes da Universidade.

O coordenador do CDMF, professor Elson Longo, ressaltou a importância da pesquisa científica desde os primeiros anos de graduação. “Os primeiros passos de um cientista começam com a iniciação científica, em que aprendem o método científico. Após esta incorporação, o estudante debuta como cientista”, disse.

Sobre Jose Angelo Santilli 55 Artigos
Especialização em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas -Unicamp - (2000). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo científico.