Live aborda impactos de emoções e comportamentos no combate à pandemia

“Humanidade contra o vírus” terá participação de profissionais de Neurociência e Saúde Coletiva

O Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza nesta quarta-feira (17/6) a primeira live do projeto “Quarentena ao Vivo”, que tem o objetivo de promover debates relacionados ao contexto da pandemia de Covid-19 a partir de olhares de diferentes áreas do conhecimento e, também, experiências cotidianas diversas.

O primeiro encontro, que acontece das 10 horas às 11h30, reunirá Paulo Sérgio Boggio, coordenador do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e Gustavo Nunes de Oliveira, docente do Departamento de Medicina da UFSCar. A conversa será transmitida pelas redes sociais do LAbI – Facebook e canal ClickCiência no YouTube –, sem necessidade de inscrição ou limite de vagas, e as pessoas participantes poderão interagir com os convidados durante a live por meio de comentários nessas redes sociais.

Gustavo Nunes de Oliveira é médico, mestre e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e atualmente coordena o projeto de extensão “Comunicação Social no Contexto de Covid-19”, ao qual está vinculado o portal InformaSUS, de disseminação de informações relacionadas à pandemia em áreas como Saúde dos Idosos, Saúde da Criança, Saúde do Trabalhador e Pessoa com Deficiência, dentre outras. Coordenou, entre 2011 e 2014, a Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão em Saúde no Ministério da Saúde (HumanizaSUS).

Paulo Sérgio Boggio atua no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento e no curso de graduação em Psicologia no Mackenzie. É pesquisador colaborador do Laboratory of Neuromodulation da Harvard Medical School (EUA). Integra o conjunto de autores de vários países que, recentemente, publicou artigo sobre contribuições das ciências sociais e comportamentais no combate à Covid-19 no periódico Nature Human Behaviour. O artigo, a partir da revisão de pesquisas anteriores sobre a temática, apresenta considerações relativas à forma como percebemos e reagimos a ameaças, ao papel de lideranças na promoção de comportamentos mais ou menos adequados, às relações entre interesses individuais e coletivos, a possíveis efeitos da comunicação sobre conhecimentos científicos, dentre outros aspectos.

Partindo dessas contribuições, o debate “Humanidade contra o vírus” irá apresentar e debater esses resultados, em diálogo com os objetivos e as experiências no InformaSUS, que busca justamente produzir mensagens que possam colaborar no enfrentamento da Covid-19, e também com os princípios e práticas relacionados à ideia de humanização do cuidado, que envolvem, por exemplo, promover a participação das pessoas no estabelecimento e na gestão das políticas de cuidado.

O “Quarentena ao Vivo” é um desdobramento do podcast Quarentena, produzido pela equipe do LAbI e veiculado diariamente há mais de três meses. Os projetos têm o apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), ambos centros de pesquisa vinculados à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Além do podcast, o LAbI também já produziu mais de 80 vídeos de divulgação científica no contexto da pandemia, e toda essa produção pode ser conferida no site do Laboratório, em www.labi.ufscar.br.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2837 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.

1 Trackback / Pingback

  1. Clipping InformaSUS-UFSCar – 17/06/2020 | InformaSUS-UFSCar

Comentários não permitidos.