Tecido que elimina coronavírus desenvolvido por spin off do CDMF é destaque na imprensa

Artigo com resultados da pesquisa foram submetidos em base de Pré-prints

O tecido com micropartículas de prata que se mostrou capaz de inativar o vírus responsável por causar a Covid-19, o SARS-CoV-2, foi destaque na imprensa brasileira. A pesquisa foi realizada pela Nanox Tecnologia, spin off do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), e também por pesquisadores do Centro em parceria com a Universitat Jaume I, da Espanha, e com Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

Em testes de laboratório, o material, composto por uma mistura de poliéster e algodão (polycotton), impregnado com dois tipos de micropartículas de prata por meio de um processo de imersão, seguido de secagem e fixação, chamado pad-dry-cure, foi capaz de eliminar até 99,9% da quantidade do vírus após dois minutos de contato.

Segundo os desenvolvedores, a tecnologia deve ser utilizada na produção de máscaras de proteção reutilizáveis e totalmente esterilizáveis por meio da lavagem com água e sabão. As partículas à base de sílica e prata, com propriedades antimicrobianas e antifúngicas que dificultam a adesão do coronavírus na superfície do material, também serão empregadas na produção de roupas hospitalares.

A descoberta foi repercutida em grandes veículos de comunicação, como: Folha de São Paulo; O Estado de São Paulo; G1; O Globo; Jornal da Band; entre outos.

Algumas das matérias podem ser conferida na seção CDMF na Mídia.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.