Pesquisador do CDMF participa de ‘Ciclo de Palestras sobre Nanotecnologia Aplicada à Saúde’

evento foi promovido pela Faculdade de Odontologia de Araraquara da Unesp

O pesquisador Emerson Camargo, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), foi um dos convidados do ‘Ciclo de Palestras sobre Nanotecnologia Aplicada à Saúde’. O evento online, ocorreu entre os dias 14 e 21 de setembro, e foi promovido pela Faculdade de Odontologia de Araraquara (UNESP), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Camargo pesquisa o desenvolvimento de novos materiais para aplicação em sistema vivos por meio da inserção de nanopartículas em matrizes poliméricas. Esse trabalho é realizado em colaboração com pesquisadores das áreas de Odontologia, Biologia e Agronomia, focando em sistemas para liberação controlada de medicamentos e para engenharia tecidual.

Durante sua apresentação, o pesquisador explicou como as nanopartículas são formadas. Comparando, por exemplo, o envolvimento químico existente nas ligações no interior das nanopartículas com a formação das ligações covalentes em uma molécula de água.

“Também foi abordada a relação de escala entre as nanopartículas, proteínas, vírus, bactérias e células eucariontes. Para finalizar a palestra, expus alguns artigos publicados com meus alunos dentro do CDMF, e como os princípios fundamentais da química puderam ser aplicados no desenvolvimento de materiais avançados”, explica Camargo.

A apresentação teve como público principal estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Odontologia, Farmácia, Engenharia Química e Química. A palestra pode ser assistida na íntegra no vídeo abaixo.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.