Pesquisadores do CDMF e UFGD desenvolvem nova formulação de aditivos para álcool 70%

Novo produto prolonga efeito de desinfecção do álcool 70% em superfícies e máscaras

O pesquisador Luiz Fernando Gorup, professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), desenvolveu em parceria com Eduardo José Arruda e Kelly Mari Pires de Oliveira, também professores da UFGá, e outros pesquisadores, uma nova formulação de aditivos para potencializar a ação microbicida do álcool 70%.

O álcool 70%, que devido à emergência sanitária da pandemia de COVID-19 teve seu uso popularizado, apresenta propriedades microbicidas amplamente conhecidas. Apesar disso, o produto não permanece por muito tempo nas superfícies devido a sua rápida evaporação, o que acaba por limitar sua eficiência.

Partindo dessa constatação, a pesquisa buscou o desenvolvimento de formulações que permitissem aumentar o tempo de proteção às superfícies mesmo depois da evaporação do álcool.

Luiz Fernando Gorup, professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Para tanto, os pesquisadores optaram pela aditivação por surfactantes que proporcionaram um aumento na proteção contra bactérias, fungos e vírus devido a formação de um filme bioativo que permanece atuando nas superfícies mesmo após a evaporação do álcool.

Os surfactantes catiônicos utilizados (+) interagem com as superfícies e microrganismos com carga negativa (-), ocasionando o rompimento da camada de proteção desses microrganismos e causando sua inativação. A formulação desenvolvida contém uma concentração muito pequena de surfactantes, respeitando os limites de segurança dos produtos para uso humano e\ou utilização nas superfícies de pisos, mesas, moveis, objetos e máscaras.

O produto, que tem secagem rápida devido à volatilidade do álcool, também pode ser utilizado como solução higienizadora de máscaras, ampliando a proteção proporcionada por estes equipamentos e oferecendo efeito residual duradouro.  A secagem rápida apresentada pela solução permite, ainda, a reutilização das máscaras depois de apenas 30 minutos da aplicação da solução higienizadora.

Os pesquisadores estão disponibilizando 500 litros do produto para doação aos serviços de saúde e entidades assistenciais na cidade de Dourados, MS.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.