Pesquisadores franceses finalizam estágio no CCMC

Durante a estadia no CCMC os alunos franceses trabalharam com cerâmicas e nanoestruturas

Nesta semana, no Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos foi finalizado o trabalho dos pesquisadores franceses que desenvolveram nos últimos dois meses estágios de conclusão de curso. São eles, respectivamente, Mohammed Sabeur e Valentin Thibeaut, ambos do Institut Universitaire Technologique d’Aix-Marseille (IUT – Marseille), França.

Mohammed e Valentin, alunos concludentes do curso “Instrumentação e Medidas” do IUT – Marseille tinham que cumprir como requisito para o título da graduação, o desenvolvimento de um estágio. Este estágio realizado no CCMC é resultado de uma parceria anual entre os dois grupos de pesquisa cujos coordenadores são o Professor Valmor Roberto Mastelaro (CCMC) e a Professora Bèatrice Trannoy (IUT – Marseille).

Durante a estadia no CCMC os alunos franceses trabalharam com a síntese e caracterização de amostras pelo método Hidrotermal e Pechini, pesquisando, assim, cerâmicas e nanoestruturas. A pesquisa dos estudantes franceses contou com orientação do Prof. Valmor Roberto Mastelaro e acompanhamento da Dra. Maria Inês Basso Bernardi.

O Prof. Valmor avaliou e fez um balanço de mais esta cooperação: “Considero como principal resultado desta parceria a interação dos alunos franceses com os demais alunos e pesquisadores do CCMC. Os alunos fazem o seu estagio realizando trabalhos que estão associados a trabalhos de Tese de alunos do CCMC. Assim, de alguma forma, eles colaboram no desenvolvimento dos trabalhos que realizamos. Como o estagio é sempre bem sucedido e tanto os alunos como seus professores na França ficam muito impressionados com a qualidade do trabalho que eles realizam aqui, existe sempre uma demanda de que possamos receber novos alunos para o próximo ano. Na verdade, a professora responsável pelos estágios da IUT de Marselha já enviou um e-mail agradecendo e perguntando da possibilidade de recebermos mais dois alunos em 2016. Outro ponto importante a destacar é que o aluno Allan, que está estagiando atualmente em nosso grupo de pesquisa, tomou conhecimento de nosso grupo através de um aluno de Marselha que estagiou no CCMC em 2014. Estamos ampliando nossas cooperações com excelentes resultados.”

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).