CDMF e ASTRAL fazem parceria para difundir o Ludo Educativo no Brasil

Por José Angelo Santilli

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), firmou uma parceria com a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL) visando ampliar a divulgação do Ludo Educativo, uma plataforma de ensino à distância de fácil acesso e gratuita que auxilia alunos e professores do ensino fundamental e médio. “Agradeço ao presidente da ASTRAL, Marcelo Malacrida, por essa parceria que vai ampliar a difusão de uma nova tecnologia para o ensino do país”, declara Elson Longo, diretor do CDMF.

Diversos municípios da região de São Carlos (SP) já adotaram o Ludo Educativo em suas redes de ensino por meio de convênios celebrados com o CDMF com forma de garantir o processo de desenvolvimento, ensino e aprendizagem contribuindo para a manutenção do vínculo dos alunos com as escolas, professores e educadores, especialmente diante do contexto de distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19.

A plataforma Ludo Educativo de aprendizado colaborativo é um projeto de extensão universitária fruto de parceria entre o CDMF, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e a Aptor software, uma spin-off do centro de pesquisa. 

A plataforma conta com mais de 50 jogos que têm como objetivo divertir e fixar conteúdos de áreas variadas, entre elas história, matemática, química, nutrição, preservação ambiental, controle de doenças e vacinas. Os jogos são divididos por série/ano e sempre há novos lançamentos, além de atividades para pintura e desenho. Também disponibiliza o Ludo Escola, onde professores podem organizar cursos por sala e acompanhar o progresso dos alunos, criando avaliações online. 

Um vídeo de um minuto de duração foi produzido em parceria com o Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à UFSCar, para a divulgação do Ludo Educativo pelas emissoras associadas à ASTRAL, que congrega as rádios e televisões mantidas pelo Poder Legislativo das esferas federal, estadual e municipal, incluindo a TV Senado, TV Câmara (federal). TVs das Assembleias Legislativas estaduais e TVs Câmaras Municipais. A Rede Legislativa conta com 59 canais de TV; 65 emissoras participantes e exibição em 250 municípios.

O jornalista Marcelo Malacrida, presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas enfatizou que “para a ASTRAL é uma honra poder fazer parte desse projeto incrível de democratização da educação por meio dessa plataforma”.

Confira o vídeo da campanha abaixo.

______________________________________________________________________________

CDMF

Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.