Doação de máscaras PFF2 para Santa Casa realizada por spin off do CDMF é destaque na imprensa

Reportagem foi publicada no site ACIDADE ON - São Carlos

A doação de 420 máscaras reutilizáveis de proteção com filtragem PFF2 realizada pela Nanox Tecnologia, spin off do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), para a Santa Casa de São Carlos ganhou destaque na imprensa.

As máscaras OTO, desenvolvidas pela Nanox em parceria com a Elka Plásticos, tem capacidade de inativação por contato de 99% do novo coronavírus graças à utilização de partículas de sílica e prata desenvolvidas pelos pesquisadores do Centro, em uma rede de colaboração que conta com instituições como a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universitat Jaume I (UJI), da Espanha.

Confira a reportagem abaixo.

Santa Casa de São Carlos recebe doação de máscara PFF2

Com eficácia comprovada, equipamento possui micropartículas à base de sílica e prata incorporadas à superfície do material

Para ajudar a diminuir a circulação do vírus na cidade, profissionais que trabalham na Santa Casa de São Carlos (SP) receberam doação de 420 máscaras reutilizáveis de proteção com capacidade de inativação de 99% do Sars-Cov-2, vírus que causa a Covid-19.

Batizada de Oto Mask, o equipamento foi desenvolvido pela Elka Plásticos, tradicional indústria de plásticos e líder na produção nacional de brinquedos na primeira infância – em parceria com a Nanox, empresa especializada em materiais inteligentes, principalmente, em nanotecnologia.

A iniciativa da doação foi das duas empresas – Nanox e Elka Plásticos: “Decidimos realizar a doação para São Carlos, pois a região está na fase vermelha, com alto índice de infecção pela Covid- 19 e a taxa de ocupação dos leitos está em 89%. Nesse momento da pandemia, os profissionais de saúde já estão protegidos pela vacina, mas o uso de bons itens de proteção pessoal é uma das formas de se trazer segurança à população em geral e ainda diminuir a circulação do vírus”, explica o co-fundador e Diretor da Nanox, Gustavo Simões.

Um dos diferenciais do produto é sua sustentabilidade. A Oto Mask é impermeável, ajustável e reutilizável, produzindo menos lixo no planeta, já que a troca do uso de uma máscara PFF2 comum pela Oto Mask pode reduzir consideravelmente o consumo do plástico. Além disso, foi desenvolvida com tecnologia e mão de obra 100% nacional.

A máscara de proteção possui micropartículas à base de sílica e prata incorporadas à superfície do material. Confeccionada com polímero flexível (TPE) – que é semelhante a uma borracha – é moldável aos contornos do rosto e pode ser esterilizada com uma lavagem simples, utilizando água e sabão.

A Oto Mask pode utilizar dois tipos de filtros instalados em cada lateral da máscara capazes de reter poeira, aerossóis e agentes biológicos. O SMS, ideal para a realização de atividades do dia a dia como idas ao supermercado e farmácias e também por trabalhadores do comércio e escritórios e os filtros PFF2 ou N95 – modelos recomendados para profissionais de saúde que estão na linha de frente no atendimento, como médicos, enfermeiras ou atividades industriais que exijam proteção máxima.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.