Com mais de 2 milhões e 211 mil acessos, Ludo Educativo contribui com a educação no país

Por José Angelo Santilli

O site do projeto Ludo Educativo, um dos projetos de difusão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), conduzido em parceria com a Aptor Software, uma empresa spin-off do Centro, e que desenvolve jogos educativos disponibilizados gratuitamente na internet, alcançou  2.211.189 visualizações até este mês de maio.

A plataforma de fácil acesso conta com mais de 50 jogos que têm como objetivo divertir e fixar conteúdos de áreas variadas, entre elas história, matemática, química, nutrição, preservação ambiental, controle de doenças e vacinas. Os jogos são divididos por série/ano e sempre há novos lançamentos, além de atividades para pintura e desenho. Também disponibiliza o Ludo Escola, onde professores podem organizar cursos por sala e acompanhar o progresso dos alunos, criando avaliações online.

“Num momento em que temos uma subida exponencial de jogos que envolvem luta e guerras, o Ludo Educativo, com mais de 2 milhões e 211 mil pessoas utilizando a plataforma, mostra que existe uma parcela muito grande da nossa população – crianças, jovens e adultos – que gostam de jogos que sejam educativos. O Ludo Educativo veio para educar e trazer novas perspectivas para este mundo tão difícil com esta pandemia que enfrentamos”, afirma Elson Longo, diretor do CDMF, que tem sua sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Diversos municípios da região de São Carlos (SP) já adotaram o Ludo Educativo em suas redes de ensino por meio de convênios celebrados com o CDMF como forma de garantir o processo de desenvolvimento, ensino e aprendizagem contribuindo para a manutenção do vínculo dos alunos com as escolas, professores e educadores, especialmente diante do contexto de distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19.

De acordo com levantamento realizado pela Aptor Software, os jogos mais acessados são: Quem Come O Que, Ludo Mix – Saúde – Covid-19 – Prevenção, Conta Corona, Alfabeta Heroi, Vacinax, Ludo Primeiros Passos, Resgatinhos e Ludo Radical – História.

Para o diretor da Aptor Software, Leando D’Agostinho Amaral, “o Ludo Educativo se tornou ainda mais importante nesse tempo sombrio para a educação, em que muitos estudantes estão sendo prejudicados, frente a uma disparidade social gritante. Entendo que o ótimo número de acessos evidencia a necessidade de continuar projetando e desenvolvendo jogos que contribuam com a educação brasileira e possibilitem um momento de descontração, diante do estresse psicológico que o confinamento produz”.

Para ampliar a divulgação do Ludo Educativo, em abril deste ano, o CDMF firmou uma parceria com a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL)  Um vídeo de um minuto de duração foi produzido em parceria com o Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à UFSCar, para a divulgação do Ludo Educativo pelas emissoras associadas à ASTRAL, que congrega as rádios e televisões mantidas pelo Poder Legislativo das esferas federal, estadual e municipal, incluindo a TV Senado, TV Câmara (federal). TVs das Assembleias Legislativas estaduais e TVs Câmaras Municipais. A Rede Legislativa conta com 59 canais de TV; 65 emissoras participantes e exibição em 250 municípios.

CDMF

Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2924 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.