‘No ritmo das palavras’, novo jogo do Ludo Educativo

game trabalha conceitos de sinônimo e antônimo

Por José Angelo Santilli

O grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo, projeto do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e da Aptor Software, uma das spin offs do Centro,  acaba de lançar “No ritmo das palavras”,  um jogo sobre sinônimos e antônimos e o frevo, um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco. Essa dança popular foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2007. Em 2012, o frevo foi incluído na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas (Unesco).

No jogo, dois personagens dançam de acordo com a missão passada: o jogador deve associar sinônimos se suas roupas são da mesma cor, ou deve associar antônimos se suas roupas são de cores diferentes. Caso o jogador errar ele perde uma sombrinha típica do frevo e os personagens também erram os passos da dança. Caso acertar, acumula pontos e os personagens exibem um passo da dança.

O jogo pode ser acessado clicando AQUI.

Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012 e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.

O Ludo Educativo estabeleceu convênios com prefeituras e redes de ensino para a utilização de sua plataforma e seus conteúdos em atividades educativas realizadas de modo remoto, especialmente no contexto da crise sanitária da COVID-19.

Além dos jogos, o Ludo Educativo também possui atividades para pintura e desenho (para serem baixadas, impressas e coloridas) e a plataforma Ludo Escola, na qual professores podem criar avaliações e atividades para os alunos.

A equipe do projeto é formada por designers, programadores e profissionais de audiovisual da Aptor Software.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2834 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.