Pesquisadores do CDMF publicam artigo sobre sistema de baixo custo para execução e monitoramento on-line de reações fotocatalíticas

Estudo foca na conversão do 4-nitrofenol (4NP) em produto menos nocivo

Os pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais (CDMF) Byanca S. Salvati, graduanda em Química na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Sirlon F. Blaskievicz, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ – UFSCar), estão entre os autores do artigo “Sistema de Baixo Custo para Execução e Monitoramento On-line de Reações Fotocatalíticas: Aplicação em Redução de Nitrol-Fenol”, que foi publicado na revista científica Química Nova

Dentre as problemáticas do mundo atual, os resíduos agrícolas e industriais são alguns deles. Isso porque dentre tais resíduos pode-se encontrar o 4-nitrofenol (4NP), um poluente com considerável potencial carcinogênico. Nesse contexto, o objetivo do estudo realizado se baseou na conversão do 4NP em um produto menos nocivo, e até mesmo com valor comercial agregado. A alternativa encontrada pelos pesquisadores foi a sua conversão para 4-aminofenol (4AP), que é um dos precursores do Paracetamol. 

Dessa forma, de acordo com Byanca Salvati, a conversão foi monitorada por um colorímetro artesanal, que foi desenvolvido a partir da utilização de materiais de baixo custo e também daqueles que são considerados lixo eletrônico, como um carregador de celular.

“Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a problemática ambiental do 4NP. Também avaliou-se possíveis rotas de conversão do 4NP em 4AP. A partir da literatura visitada, foi obtida a ideia do colorímetro artesanal, que foi aprimorada para que o material construído fosse ao mesmo tempo um reator e um sensor para a reação estudada”, explicou a autora da pesquisa.

Quanto à conversão do 4NP, o pesquisador Sirlon Blaskievicz conta que os resultados indicam a formação do 4AP, o que é muito positivo do ponto de vista ambiental e econômico.

“Outro ponto importante é que o reator/sensor mostrou-se uma alternativa eficiente e de baixo custo que pode ser utilizado em aulas práticas e também em laboratórios de pesquisa com recursos limitados, facilitando o trabalho dos pesquisadores”, acrescentou.

Apesar dos resultados iniciais promissores, Salvati e Blaskievicz consideram que ainda se fazem necessários outros estudos para confirmação dos produtos formados por outras técnicas, como a cromatografia, e também estudos a respeito do mecanismo da reação, uma vez que, segundo eles, conhecer como um processo ocorre é uma ferramenta fundamental para poder realizá-lo de maneira ainda mais eficiente.

Também são autoras do estudo as Lucia H. Mascaro, docente do Departamento de Química (DQ) da UFSCar, e Patricia G. Corradini, pós-doutoranda no PPGQ – UFSCar, também integrantes do CDMF. 

Para acessa o artigo no repositório do CDMF clique AQUI.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.