Pesquisador da UNMdP realiza nova etapa de atividades junto ao CDMF

ações devem acelerar o desenvolvimento de novos sensores de gás

Miguel Ponce, pesquisador da UNMdP e do CDMF, e Marcelo Assis, Pós-doutorando do CDMF.

O pesquisador Miguel Ponce, professor da Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP), na Argentina, está realizando atividades no Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica da Universidade Federal de São Carlos (LIEC – UFSCar), sede do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF).

Ponce, que é pesquisador visitante do Centro, está discutindo novas ações de pesquisa para aplicação de Céria dopada com Terras Raras como sensor de monóxido de carbono. Durante a Pandemia evoluíram as pesquisas e vários contatos com empresas fornecedoras de gases e fabricantes de equipamentos. Um sensor nanométrico de cério dopado com lantânio resultou num dispositivo eficiente para detectar monóxido de carbono (CO) e desligar o fornecimento de gás.

A Argentina registra anualmente cerca de 250 acidentes por envenenamento com pessoas envenenadas por CO.  Este novo dispositivo garantirá a proteção das pessoas que utilizam gases de combustão para aquecimento de água ou aquecimento de residência.

Além disso, outro interesse do pesquisador está no novo equipamento para irradiação de elétrons em semicondutores desenvolvido pelo CDMF. Os semicondutores do tipo n, após a irradiação com o equipamento, transformam-se em semicondutores do tipo n/p, com melhor desempenho como sensor de gás, catalisador e biocida. Ponce realizará na UNMdP caracterizações de novos sensores com a técnica de pósitrons, com objetivo de aperfeiçoar este dispositivo.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.