e-Mat&Sci2 é encerrado com 118 trabalhos apresentados e grande número de participantes

Confira o balanço do evento e os trabalhos premiados

Integrantes da Comissão Organizadora e do grupo de comunicação (equipe do LAbI - UFSCar) do e-Mat&Sci2, Professora Lúcia Helena Mascaro e Professor Elson Longo na sessão de encerramento.

A segunda edição do Encontro Virtual de Materiais e Ciência (e-Mat&Sci2), promovido pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), foi encerrada em sessão conduzida pelos pesquisadores Elson Longo, Professor Emérito do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ-UFSCar) e Diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), e Lúcia Helena Mascaro, professora do DQ – UFSCar, também integrante do CDMF e organizadora do evento.

Na sessão foram apresentados os dados desta edição do e-Mat&Sci e os 12 trabalhos premiados com menções honrosas nas sessões de apresentação. Ao todo, 118 trabalhos foram apresentados, com autoria de pesquisadores do Brasil, Argentina, Espanha e Portugal. O evento também contou com 281 ouvintes responsáveis pelas mais de 1600 visualizações das palestras apresentadas.

Os trabalhos serão publicados futuramente nos anais do evento em duas edições registradas com ISBN nacional e internacional.

As apresentações que receberam menções honrosas podem ser conferidas abaixo:

Agnes Nascimento Simões pela apresentação do trabalho “Energy Harvest in Transformers: A Self-Powered Triboelectric Nanogenerator Based on ZnO Nanorods and PDMS:GO Composites”, de autoria de Agnes Nascimento Simões, Danilo José Carvalho, Eugênio de Souza Morita, Helen Veloso Vendrameto, Li Fu, Floriano Torres, André Nunes de Souza, Waldir Antonio Bizzo e Talita Mazon.

Tiago Almeida Martins pela apresentação do trabalho “Electrochromic Study of Sodium Tungsten Bronze”, de autoria de Tiago Almeida Martins, Roger Gonçalves, Thales Rafael Machado, Luís Antônio Cabral, Roman Alvarez Roca, Robert da Silva Paiva, Ernesto Chaves Pereira, Miguel Angel San-Miguel Barrera, Edson Zacarias da Silva e Elson Longo.

Jhuliene Elen Torrento pela apresentação do trabalho “Design, processing, and characterization of a novel Bio-HEA for potential use as orthopedical implants”, de autoria de Jhuliene Elen Torrento, Tiago Santos Pereira de Sousa, Carlos Roberto Grandini e Diego Rafael Nespeque Correa.

Letícia G. da Trindade pela apresentação do trabalho “Avaliação das propriedades de blendas SPEEK/PBI modificadas pela adição de estrutura metalorgânica”, de autoria de Letícia G. da Trindade, Letícia Zanchet, Roberta Dreon, Josiane C. Souza, Marcelo Assis, Elson Longo, Emilse M. A. Martini, A. J. Chiquito, Fenelon M. Pontes.

Robert Paiva pela apresentação do trabalho “Hydrogenated amorphous carbon film deposited by plasma on recycled polypropylene as a functional barrier to hazardous migrants”, de autoria de Robert Paiva, Magdalena Wrona, Cristina Nerín e Sandra Andrea Cruz.

Maria Eduarda S. D. Lino pela apresentação do trabalho “Síntese de baixo custo de nanopartículas de óxido de ferro em meio aquoso para aplicação em hipertermia magnética direcionada ao tratamento de câncer”, de autoria de Maria Eduarda S. D. Lino, Caio J. Perecin e Laudemir C. Varanda.

Bruna Bregadiolli pela apresentação do trabalho “Supercapacitors based on sugarcane biomass composite”, de autoria de Bruna Bregadiolli, Beatriz Vessalli, Waldir Antônio Bizzo, e Talita Mazon.

.Juliana F. de Brito pela apresentação do trabalho “NH3 production under solar light and low overpotential at ambient conditions” de autoria de Juliana F. de Brito, Magno N. Costa, Krishnan Rajeshwar e Lucia H. Mascaro.

Marisa C. Oliveira pela apresentação do trabalho “Intrinsic white-light photoluminescent rare-earth free materials”, de autoria de Marisa C. Oliveira, Anderson A. G. Santiago, Renan A. P. Ribeiro, Ricardo L. Tranquilin, Sergio R. de Lázaro, Fabiana V. Motta, Mauricio R. D. Bomio e Elson Longo.

Roberta Yonara Nascimento Reis pela apresentação do trabalho “Investigação das propriedades estruturais, óptica e eletroquímica de
filme de Cu2O”, de autoria de Roberta Yonara Nascimento Reis, Gleison Neres Marques, Lúcia H. Mascaro.

Sérgio Ricardo de Lázaro pela apresentação do trabalho ” Surfaces and vacancies in the ilmenite-FeCrO3 material: a DFT approach”, de autoria de Sérgio Ricardo de Lázaro.

Talita Mazon pela apresentação do trabalho “Biossensores Eletroquímicos para a detecção rápida e precisa da COVID-19”, de autoria de Aline M. Faria, Noemí A. V. Roza, Agnes N. Simões e Talita Mazon.

O vídeo da sessão de encerramento, disponível abaixo, bem como as palestras do evento podem ser encontrados na playlist do evento no canal do CDMF disponível AQUI.

e-Mat&Sci

O Encontro Virtual de Materiais e Ciência (e-Mat&Sci) teve sua primeira edição realizada em 2020 com o objetivo proporcionar o diálogo entre pesquisadores e o compartilhamento de conhecimentos produzidos nas áreas de Ciência e Engenharia de Materiais, como alternativa, considerando o contexto da pandemia de COVID – 19, ao Simpósio de Pesquisa e Inovação em Materiais Funcionais (SPIMF), que teve sua edição 2020 adiada devido às orientações sanitárias.

Todas as transmissões do evento contam com suporte do grupo de comunicação do e-Mat&Sci, formado por integrantes da equipe do Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar, responsável pelas atividades de difusão do CDMF.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.