Pesquisadores do CDMF publicam capítulo em livro sobre filmes finos

Obra foi publicada pela IntechOpen

Os pesquisadores vinculados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), Marcos Antonio Santana Andrade Júnior, Hugo Leandro Sousa dos Santos, Mileny dos Santos Araújo, Arthur Corrado Salomão e Lucia Helena Mascaro são os autores do capítulo intitulado “Solution-Processed Chalcogenide Photovoltaic Thin Films”, que compõe o livro “Thin Films”.

Publicado pela IntechOpen e editado pela docente Alicia Esther Ares, da Universidad Nacional de Misiones (UNAM), na Argentina, o livro reúne uma vasta literatura sobre os princípios e aplicações de filmes finos. Em sua essência, a obra descreve uma variedade de materiais para filmes finos, bem como os métodos de deposição, as técnicas envolvidas no processo de fabricação, suas propriedades físicas, as relações propriedade-estrutura e os métodos mais típicos para caracterizá-los. Isso porque, de acordo com a propriedade desejada, diversas técnicas têm sido desenvolvidas para a deposição de filmes finos de metais, ligas metálicas, cerâmicas, polímeros e semicondutores, a partir de uma variedade de substratos.

No capítulo de autoria dos pesquisadores do CDMF, “Solution-Processed Chalcogenide Photovoltaic Thin Films”, são apresentados os avanços alcançados na busca por um método de baixo custo para a deposição de filmes finos de calcogenetos em dispositivos fotovoltaicos.

Andrade Júnior, pós-doutorando no Centro e primeiro autor do capítulo, explica que os CIGS, CIS e CZTS são calcogenetos ternários ou quaternários de cobre que são utilizados como camadas absorvedora em células solares.

“Esses compostos chamam a atenção por possuírem altos coeficientes de absorção e um bandgap ideal, que podem resultar em células solares com notáveis valores de corrente de curto-circuito”, pontua o pesquisador. Apesar disso, ainda de acordo com Andrade Junior, o método tradicional para deposição de tais compostos envolve técnicas usando vácuo e alvos metálicos puros que resultam em um processo muito caro e que limitam a fabricação em larga escala.

“Como alternativa, apontamos que os métodos envolvendo soluções precursoras diminuem o custo da fabricação. Essas soluções de deposições, por sua vez, são formadas por sais dos metais e um composto como fonte de calcogênio dissolvidos em um solvente. A deposição dos filmes de calcogenetos, seja por spin-coating ou spray usando essas soluções, permitem, por fim, que os filmes sejam depositados em substratos maiores e de forma mais rápida”, finaliza o pesquisador.

O capítulo pode ser acessado clicando AQUI.

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).