Pesquisadores do CDMF participam da 8ª Semana da Química e 1º Workshop do PPGQ-UNIFAL

Novas fronteiras de pesquisa e importância da inovação foram alguns dos temas abordados

Os pesquisadores Luiz Fernando Gorup, professor visitante da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Bruno Lima, Diretor da nChemi Engenharia de Materiais, e Gustavo Simões, Diretor da Nanox Tecnologia, todos vinculados os Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), compartilharam suas experiências em apresentações na “8ª Semana da Química” e no “1º Workshop do PPGQ-UNIFAL”, realizados entre os dias 16 e 19 de novembro.

Gorup ministrou o minicurso intitulado “Nanobiotecnologia: fitossíntese e propriedades antimicrobianas de nanopartículas metálica”, além de ser um dos organizadores dos eventos, realizados em formato online. O programa do minicurso voltou-se aos principais conceitos da nanotecnologia e seus impactos sociais. além das propriedades dos materiais nanométricos e seus métodos de síntese, com especial destaque à fitosíntese de nanopartículas metálicas, técnica utilizada em seu recente estudo com nanopartículas sintetizadas a partir do extrato de romã.

A palestra “Empreendedorismo Científico: uma terceira via de carreira” foi apresentada por Lima, discutindo as práticas de empreendedorismo como um caminho virtuoso para os profissionais com formação nas áreas científicas.

Por fim, Simões apresentou a palestra “Materiais e Inovação em Meio à Pandemia”, destacando o papel que as empresas brasileiras de base tecnológica exerceram frente à emergência da crise sanitária, desenvolvendo produtos, processos e serviços voltados à saúde e segurança de maneira a permitir uma aceleração na retomada das atividade econômicas.

As apresentações podem ser acessadas clicando nos links abaixo:

Nanobiotecnologia: fitossíntese e propriedades antimicrobianas de nanopartículas metálica

Empreendedorismo Científico: uma terceira via de carreira

Materiais e Inovação em Meio à Pandemia

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.