Pesquisadores do CDMF estão entre os autores de livro premiado pela ABEU

obra foi uma das vencedoras da edição 2021 do Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias

Os pesquisadores Juliana Ferreira de Brito, Lúcia Helena Mascaro e Ernesto Chaves Pereira, todos professores do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e integrantes do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), são autores de um dos capítulos do livro “Biomassa: estrutura, propriedades e aplicações”, uma das obras vencedoras do 7° Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU).

Os pesquisadores do CDMF são autores do capítulo “O emprego da eletroquímica na transformação da biomassa em produtos
de alto valor agregado” na obra lançada pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar).

O livro, lançado em 2020, foi organizado por Arlene Gonçalves Corrêa e Jean Marcel Ribeiro Gallo, também professores do DQ-UFSCar, foi vencedor na categoria vencedor na categoria Ciências Naturais e Matemática e trata de diversos aspectos da biomassa, desde a sua estrutura até a sua valorização e utilização.

Prêmio ABEU

O Prêmio ABEU foi instituído por meio de resolução interna em 26 de março de 2015, visando a distinguir, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, bem como a realçar o projeto gráfico mais acurado.

A ABEU objetiva, com essa premiação, incentivar a qualificação das edições das casas editoras universitárias, bem como fomentar a produção técnico-científica, em relação tanto à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos quanto à concepção estética das edições.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.