Cerimônia premia professores que contribuíram com a Competição Universitária de Conhecimento em 2022

Evento foi voltado para diretoria de ensino de São Carlos

Foi realizada na manhã de sexta-feira (12) a cerimônia de premiação aos professores que contribuíram com a realização da sexta edição da Competição Universitária de Conhecimento (CUCo), realizada ao longo do primeiro semestre de 2022. A premiação aconteceu na Sala do Conhecimento, na área 2 da USP campus São Carlos. 

Foram premiados professores de escolas do Ensino Médio que se destacaram no auxílio aos alunos durante a Competição, bem como colaboradores do grupo pedagógico e a dirigente Regional de Ensino da Região de São Carlos, Débora Blanco. Os prêmios foram: o kit de experimento “Explorando os Céus” ou um aparelho tablet, destinados ao uso pessoal dos premiados. 

De acordo com o professor Antonio Carlos Hernandes, coordenador-geral da CUCo e pesquisador do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), a premiação é um gesto simbólico para “agradecer a todos os professores, das 91 diretorias do Estado, pelo trabalho desenvolvido ao longo da competição, bem como por motivar os alunos envolvidos para que tenhamos cada vez mais estudantes interessados em participar do processo de seleção de acesso ao Ensino Superior. A CUCo não é simplesmente uma competição, mas um trabalho que incentiva o melhor desempenho dos alunos nos estudos e aproxima a possibilidade de ingressar na universidade”, afirmou Hernandes, docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC – USP).

Ao todo, 700 prêmios estão sendo distribuídos para todas as 91 diretorias de ensino envolvidas na Competição Universitária de Conhecimento, que teve pouco mais de 127 mil alunos matriculados em quase três mil escolas de Ensino Médio, entre ETEC, escolas da rede municipal e da rede estadual de São Paulo.

Débora Blanco conta que a  Competição é um programa que ao longo dos últimos cinco anos é o carro chefe da Diretoria de Ensino para o Ensino Médio, “é através dele que mostramos aos estudantes todas as perspectivas que eles podem encontrar dentro de uma universidade, falamos muito de projeto de vida, de transformação da sociedade. Levamos a informação de que a USP é aberta para toda a comunidade e que é perfeitamente possível que eles alcancem uma vaga. A iniciativa é uma demonstração de que somos bem-vindos e desejados pela universidade, isso nos motiva muito”, contou a dirigente Regional de Ensino da Região de São Carlos.

Até o momento a cerimônia de premiação, que acontece nas diretorias que obtiveram maior destaque dentre as demais na Competição, foi realizada em municípios como Taquaritinga, Jaboticabal, Sertãozinho, Piraju e Itapeva. Posterior à premiação de São Carlos, o mesmo evento acontece nas cidades de São Paulo e Santos.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.