Pesquisadora argentina realiza estágio no CDMF na área de desenvolvimento de sensores para gases tóxicos

Atividade é resultado de longa parceria do centro com instituições da Argentina

A pesquisadora Giuliana Giulietti, graduanda em Engenharia Química na Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMdP), está realizando atividades de investigação durante período de estágio no Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica (LIEC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sede do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF).

Giulietti atua junto aos pesquisadores do Instituto de Investigaciones en Ciencia y Tecnología de Materiales (INTEMA) financiado pelo Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), da Argentina, e sediado na UNMdP, no desenvolvimento de tecnologias voltadas à prevenção de acidentes com gases tóxicos e explosivos, principalmente monóxido de carbono, tema já abordado em diversas investigações realizadas pela equipe do CDMF em parceria com o pesquisador Miguel Ponce, também integrante da equipe da UNMdP.

Durante seu estágio no CDMF, a pesquisadora também acompanha os projetos na área de sensores de gases baseados em materiais de óxido de cério que são realizados com com o grupo liderado pelo pesquisador Francisco Moura Filho, professor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Em sua atuação no CDMF, Giulietti tem se dedicado ao desenvolvimento de de novos sistemas compostos por óxido de estanho dopado com níquel, utilizando  folhas de grafeno,  para uso futuro como sensor de gases tóxicos. O estágio da pesquisadora é realizado sob a supervisão do pesquisador Marcelo de Assis, pós-doutorando no Centro, e envolve outras pesquisas sobre óxidos de cério, já conduzidas pelos pesquisadores Celso Aldao e Mariela Desimone, supervisores de Giulietti na Argentina, em parceria com o grupo da UNIFEI e com o CDMF, liderado pelo pesquisador Elson Longo, professor do Departamento de Química da UFSCar e Diretor do CDMF.

A pesquisadora também participará de atividades para discutir aplicações para os sistemas de óxido de cério dopados com Cobalto com o grupo liderado pelo pesquisador Alexandre Zirpoli Simões, professor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Campus Guaratinguetá e também integrante do CDMF.

O estágio de Giulietti é mais uma das ações realizadas como resultado das diversas parcerias firmadas pelo CDMF e pela UNIFEI com instituições argentinas, voltados não só ao desenvolvimento científico e tecnológico, mas também à difusão do conhecimento no sentido de colaborar para a prevenção de acidentes com monóxido de carbono e outros gases tóxicos.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.