Spin off do CDMF recebe Prêmio Startups do Futuro

A nChemi é eleita uma das startups científicas mais promissoras de 2023

A nChemi Engenharia de Materiais, spin off do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), apoiada pelo programa PIPE da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) foi eleita umas das startups científicas mais promissoras de 2023 em evento realizado no dia 8 dezembro, em São Paulo.

A nChemi foi uma das vencedoras na categoria Indústria e Indústria 4.0 do Prêmio Startups do Futuro, promovido pelo Sebrae for Startups, com execução da Wylinka, que visa mostrar a força do setor de inovação científica e tecnológica.

A nChemi é uma empresa de engenharia de materiais especializada em soluções de engenharia de superfícies baseada em nanotecnologia, trazendo para a indústria a capacidade de inovar de forma sustentável, melhorando processos, aumentando tempo de vida útil de ferramentas, equipamentos e máquinas. As nanopartículas funcionalizadas da nChemi são 100% nacionais, desenvolvidas pelos fundadores da empresa, os pesquisadores Bruno Ramos de Lima, Tiago Conti e Lucas Leite.

Os produtos da nChemi são aplicados em qualquer tipo de peça que necessite de aumento de vida útil e de performance, de engrenagens industriais a fresas cirúrgicas. Todos os produtos são atóxicos e podem ser utilizados até mesmo na indústria médica e de alimentos.

“É muito importante para nChemi ser contemplada com Prêmio Startup do Futuro, principalmente por ser de uma ação de uma instituição tão reconhecida como o Sebrae for Startups. Depois de um ano de muito trabalho, ser contemplado com um prêmio desses, nos dá ainda mais motivação e força para entrarmos 2023 ainda mais focados. Estamos sendo reconhecidos pelo mercado, e ano que vem temos mais novidades, novos produtos e muita inovação. Toda equipe da nChemi agradece muito pelo reconhecimento”, declarou Lucas Leite.

Prêmio

O Prêmio abrange as chamadas deep techs, empresas que desenvolvem tecnologias robustas e complexas, que normalmente são resultado de pesquisas acadêmicas e anos de estudos, ensaios, testes, desenvolvimento e certificações até finalmente chegar no mercado. O reconhecimento envolveu 103 startups do Estado de São Paulo com alto potencial de crescimento e impacto no ecossistema de inovação.

“O Prêmio Startups do Futuro envolveu um rigoroso processo de avaliação, com a participação de especialistas e evidencia para o mercado a força, os diferenciais competitivos e o potencial de impacto das startups de base científica e tecnológica. São soluções que reforçam São Paulo como um hub gerador de tecnologia avançada”, destaca Marco Vinholi, diretor-superintendente do Sebrae-SP.

Metodologia

Por meio de uma chamada pública, indicação via escritórios regionais do Sebrae-SP, do ecossistema de inovação e pelo mapeamento ativo realizado pela Wylinka e pelo Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP (PGT), foram mapeadas, inicialmente, 531 startups com potencial de participação no prêmio.

Um primeiro filtro eliminou as empresas sem base científica e tecnológica e as de fora do Estado, chegando a 388 nomes. Na segunda fase, 277 informaram dados adicionais para uma avaliação mais aprofundada. Cada uma delas foi avaliada por dois avaliadores técnicos e dois avaliadores de negócios, resultado em um total de 908 pareceres.

As startups com as maiores médias das notas dos avaliadores foram contempladas com o Prêmio. (Com informações do Sebrae-SP)

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.