CDMF Papers – Cínthia Bruno de Abreu

Toxicity of α-Ag2WO4 microcrystals to freshwater microalga Raphidocelis subcapitata at cellular and population levels

Cínthia Bruno de Abreu, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de São Carlos (PPGERN-UFSCar) e pesquisadora parceira do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), fala sobre o artigo “Toxicity of α-Ag2WO4 microcrystals to freshwater microalga Raphidocelis subcapitata at cellular and population levels”, publicado recentemente no periódico Chemosphere.

O artigo teve como objetivo avaliar a toxicidade de diferentes morfologias do tungstato de prata para uma espécie de alga. Os resultados apontaram efeitos tóxicos desses compostos e, futuramente, poderão subsidiar agências regulatórias para a definição de níveis seguros de sua liberação em ecossistemas aquáticos.

O artigo também conta com a autoria dos pesquisadores Renan Castelhano Gebara, Larissa Luiza dos Reis, Giseli SwertsRocha, Lays de Oliveira Gonçalves Alho, Laís Mendes Alvarenga, Luciano Sindra Virtuoso, Marcelo Assis, Adrislaine da Silva Mansano, Elson Longo, Maria da Graça Gama Melão.

O artigo pode ser acessado no repositório do CDMF clicando AQUI.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.