Pesquisa desenvolvida por aluno de Iniciação Científica do CDMF é publicada em periódico internacional

Estudo investiga desempenho de nanoparticulas de SnO2 assistidas por luz na detecção de gás ozônio em temperatura ambiente

Inserido no contexto dos dispositivos sensores de gases baseados em óxidos semicondutores, o artigo intitulado “Light-assisted ozone gas-sensing performance of SnO2 nanoparticles: Experimental and theoretical insights” foi recentemente publicado no periódico Sensors and Actuators Reports

O estudo, que relata o potencial uso de nanoestruturas de SnO2 (dióxido de estanho) como dispositivos sensores fotoativados de gás ozônio, é derivado do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno João Victor Nascimento de Palma, autor principal da publicação e recém formado no curso de bacharelado em Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Sob a orientação de Luís Fernando da Silva, docente do Departamento de Física (DF) da UFSCar, e pesquisador vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), Palma abordou em seu TCC o desenvolvimento de sensores de gases tóxicos operando em temperatura ambiente. Tradicionalmente, esses dispositivos sensores operam em temperaturas superiores a 150ºC, o que implica em um maior consumo de energia, além de tornar mais complexo o processo de fabricação das plataformas.

Dessa maneira, o trabalho publicado teve como objetivo a investigação experimental-teórica do desempenho do sensor de nanoestruturas de SnO2 fotoativadas por comprimentos de onda distintas quando expostas a baixas concentrações de gás ozônio (O3) (da ordem de ppb). A fotoativação, neste estudo, permitiu com que os sensores atuassem em temperaturas próximas do ambiente, o que tem sido um desafio na área de sensores de gás.

A publicação também contou com a colaboração dos pesquisadores Ariadne Cristina Catto, Marisa Carvalho, Renan A.P. Ribeiro e Márcio Daldin Teodoro.

O artigo pode ser acessado no repositório do CDMF clicando AQUI.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.