CDMF Papers – Polarization-sensitive optoionic membranes from chiral plasmonic nanoparticles

Os pesquisadores André Farias de Moura e Ernesto Chaves Prereira, professores do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar), Evaldo Batista Carneiro-Neto, Pós-doutorando no DQ – UFSCar, e Mariana Cristina Silva, aluna egressa do Programa de Pòs-Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar, todos vinculados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), são alguns dos autores do artigo “Polarization-sensitive optoionic membranes from chiral plasmonic nanoparticles”, publicado na Nature Nanotechnology.

O artigo relata o desenvolvimento de um sensor com propriedade de realizar medidas sobre a polarização da luz, de modo semelhante ao mecanismo de visão de alguns animais.

O trabalho é mais um importante resultado da parceria estabelecida por Moura com o grupo de pesquisa coordenado por Nicholas A. Kotov, na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e com o grupo de Chuanlai Xu, na Universidade de Jiangnan, na China. A pesquisa conta ainda com a colaboração de pesquisadores de outras universidades e instituições.

Além dos pesquisadores do CDMF, o artigo conta ainda com autoria de outros brasileiros, Felippe Mariano Colombari e Weverson Rodrigues Gomes, também egressos do PPGQ – UFSCar.

O artigo conta ainda com autoria dos pesquisadores Jiarong Cai, Wei Zhang, Liguang Xu, Changlong Hao, Wei Ma, Maozhong Sun, Xiaoling Wu, Xian Qin, Felippe Mariano Colombari,  Jiahui Xu, Renaud A. L. Vallée,  Xiaogang Liu, Chuanlai Xu, Rafal Klajn, Nicholas A. Kotov & Hua Kuang

O artigo pode ser acessado no repositório do CDMF clicando AQUI.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.