Artigo de pesquisador do CDMF é capa do periódico Nature Photonics

Estudo desenvolve nova técnica para obtenção de medidas na região de terahertz

O artigo “Chiral phonons in microcrystals and nanofibrils of biomolecules” foi recentemente selecionado como destaque de capa do periódico Nature Photonics. A pesquisa conta com a autoria do pesquisador integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), André Farias de Moura, docente do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar).

A publicação relata o desenvolvimento de uma nova técnica para obtenção de medidas na região de terahertz e como essas medidas permitem analisar a qualidade de suplementos alimentares de peptídeos e aminoácidos ao auxiliar no diagnóstico de doenças caracterizadas pela formação de fibras, como é o caso da doença de Alzheimer, e de cristais, como por exemplo os cálculos renais. 

Além disso, a nova técnica também poderá ser aplicada na aceleração e controle da síntese de novos materiais para diversas aplicações, entre elas o desenvolvimento de novos fármacos.

O estudo é mais um resultado da parceria firmada por Moura com o grupo de pesquisa coordenado por Nicholas A. Kotov, na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. A pesquisa ainda recebeu a colaboração de pesquisadores de outras universidades e instituições. 

O artigo também conta com a autoria de Won Jin Choi , Keiichi Yano, Minjeong Cha , Felippe M. Colombari, Ji-Young Kim , Yichun Wang, Sang Hyun Lee, Kai Sun, John M. Kruger e Nicholas A. Kotov.

O artigo pode ser acessado no repositório do CDMF clicando AQUI

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.