Pesquisa do CDMF sobre selenito de prata é leitura recomendada pela editora ACS

estudo relata investigação teórica e experimental do novo composto

Entre as pesquisas desenvolvidas no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) que estudam materiais de prata, um novo material, o selenito de prata (Ag2SeO3),  tem ganhado visibilidade. O composto tem sido alvo de estudos por um grupo de pesquisadores do Centro e tal interesse resultou recentemente no artigo “Structure, Photoluminescence Emissions, and Photocatalytic Activity of Ag₂SeO₃: A Joint Experimental and Theoretical Investigation”, publicado no periódico Inorganic Chemistry.

Sintetizado e avaliado a partir de suas propriedades teóricas, estruturais, óticas e morfológicas, os pesquisadores investigaram principalmente a desenvoltura do composto durante a sua aplicação fotoluminescente e fotocatalítica. Diante dos resultados obtidos, ficou evidente que, dependendo do método de síntese empregado, pode-se obter materiais com diferentes graus de ordem-desordem e morfologias, e, como consequência, diferentes atividades fotoluminescentes ou fotocatalíticas são observadas. 

“A emissão fotoluminescente na região do vermelho pode ser vista a olho nu, e em 1h foi possível degradar completamente o corante orgânico Rodamina B. Além do mais, os resultados teóricos corroboraram e ajudaram a entender os dados experimentais. O próximo passo deste estudo é, portanto, avaliar as propriedades biocidas devido à presença da prata no composto”, explicou Ivo Pinatti, pós-doutorando da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista do Campus de Guaratinguetá (FEG/Unesp) e primeiro autor do artigo.

Devido a inovação e qualidade dos resultados apresentados através desta pesquisa, o artigo foi incluído na lista de recomendações de leitura da ACS (American Chemical Society), editora responsável por periódicos como o Chemistry of Materials, Industrial & Engineering Chemistry Research, entre outros. Além disso, os dados experimentais de refinamento foram publicados no International Centre for Diffraction Data (ICDD). 

O trabalho publicado também é mais um dos frutos da duradoura parceria entre o CDMF e os pesquisadores da Universitat Jaume I (UJI), da Espanha. Além de Pinatti, também são autores do artigo os pesquisadores Aline B. Trench, Ana C. M. Tello, Paula F. S. Pereira, Josiane C. Souza, Marcio D. Teodoro, Ieda L. V. Rosa, Juan Andrés, Elson Longo e Alexandre Z. Simões.

O artigo pode ser acessado no repositório do CDMF clicando AQUI.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.