Ciência SP | Uso de melanina em dispositivos eletrônicos

Agência Fapesp

Ciência SP | Uso de melanina em dispositivos eletrônicos

Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um CEPID apoiado pela FAPESP, descrevem possíveis direções para o aprimoramento de dispositivos baseados em melanina, uma enorme classe de pigmentos encontrados em toda a natureza, desde organismos inferiores até os humanos.

A melanina é um dos poucos biopolímeros que atraem a atenção de pesquisadores de várias áreas da ciência por ter relação com doenças neurológicas, como Parkinson e Alzheimer, e com o melanoma, um tipo de câncer de pele.

Os compostos da família das melaninas estão sendo testados em diferentes aplicações tecnológicas, variando entre músculos artificiais, engenharia de tecidos, terapia fototérmica, liberação de fármacos, baterias, entre tantos outros.

No trabalho, foram revisados os principais avanços da literatura referentes às propriedades físico-químicas da melanina, bem como as formas de obtenção do pigmento – que variam entre processos in vivo, in vitro e funcionalização.

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.