Formulação de nanocompósito para regeneração óssea é tema de defesa de doutorado de aluna do CDMF

Programa de Pós-graduação em Química da UFSCar

A pesquisadora Sara Novak, vinculada ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), defendeu a sua Tese de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos (PPGQ – UFSCar), na última sexta-feira (29).

Intitulada “Formulação e Estudo da Citocompatibilidade de Hidrogéis Termossensíveis Contendo Partículas Bioativas para Aplicação em Regeneração Óssea”, a tese foi orientada por Emerson R. Camargo, professor do Departamento de Química (DQ) da UFSCar e associado ao CDMF. O estudo tece importantes contribuições na área da regeneração óssea, a partir da formulação de um novo biomaterial à base do hidrogel termossensível de poli(N-vinilcaprolactama) (PNVCL) e de partículas de vidros bioativos.

A banca examinadora, por sua vez, foi composta por Cristiane Vila, da BSI Technical Specialist & Scheme Manager, Gizilene Maria de Carvalho, docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Thaiane Alcarde Robeldo, da Katléia Laboratórios Ltda., e Filipe Vieira Rocha, docente do DQ – UFSCar. A pesquisa, apresentada remotamente, foi desenvolvida através de bolsa CAPES e com o apoio do CDMF.  

Resumo da Tese defendida:

A excelente propriedade osteogênica de vidros bioativos (BG) contrasta com importantes limitações no uso dessa classe de materiais, das quais se destaca o potencial de citotoxicidade e a dificuldade em controlar a morfologia das partículas para uma efetiva inserção em matrizes poliméricas. Aliado a isto, há uma demanda por novos materiais que possam ser empregados na prevenção e tratamento locais da osteoporose. Neste trabalho, um novo biomaterial à base do hidrogel termossensível de poli(N-vinilcaprolactama) (PNVCL) e partículas BG foi desenvolvido como potencial candidato em regeneração óssea. Partículas de vidro e vitrocerâmica sintetizadas por diferentes rotas e com composição SiO2-Na2O-CaO-P2O5 foram processados por moagem permitindo a obtenção de partículas submicrométricas. Esses materiais apresentaram resposta bactericida contra Staphylococcus aureus e foram capazes de induzir rapidamente a formação in vitro de hidroxicarbonato-apatita (HCA). Diferentes quantidades dessas partículas foram empregadas na formulação dos hidrogéis de PNVCL e a caracterização das propriedades viscoelásticas e a investigação da citocompatibilidade para células ósseas foram conduzidos. A síntese do PNVCL foi feita pela polimerização via radical livre do monômero NVCL e diferentes solventes foram avaliados na síntese e nas propriedades físico-químicas dos polímeros obtidos, são eles etanol, acetato de etila e DMSO. Os diferentes polímeros exibiram uma transição termossensível próxima a temperatura fisiológica humana oferecendo a possibilidade de serem injetados no corpo. A combinação das diferentes partículas com os hidrogéis mostrou ser benéfica para as células reduzindo a citotoxicidade dos materiais vítreos e resultando na obtenção de hidrogéis citocompatíveis. Além disso, os resultados mostraram que o comportamento reológico pode ser ajustado pelo tipo e pela quantidade de partículas empregadas nas formulações. Esses hidrogéis compósitos apresentam potencial como biomaterial injetável para remineralização óssea local.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.