Pesquisador da UNIFAL – MG visita CCMC para discutir etapas de colaboração científica

O Prof. Dr. Hugo Bonette de Carvalho mantém colaboração científica com a Dra. Maria Inês Basso Bernardi

Esteve ontem, dia 02/06/2015 no Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC) o Prof. Dr. Hugo Bonette de Carvalho, da Universidade Federal de Alfenas, MG. O professor Hugo mantém colaboração científica com a Dra. Maria Inês Basso Bernardi, do CCMC em que ambos atuam no seguinte projeto de pesquisa: “Desenvolvimento de materiais óxidos termoelétricos para aplicação em dispositivos para “reciclagem” de energia (energy harvesting)”.

Os materiais estudados nesta parceria científica entre o CCMC-USP e a UNIFAL-MG, segundo o Prof. Hugo, possuem propriedades termoelétricas apropriadas (baixa condutividade elétrica e alta condutividade térmica) para a aplicação em dispositivos termoelétricos. Estes dispositivos são aplicados para reaproveitamento de energia, proporcionalmente em baixa escala, que normalmente é desperdiçada em sistemas térmicos, como em motores de combustão, por exemplo.

A visita ocorreu para que os pesquisadores discutissem detalhes do processo de síntese do Ca3Co4O9 (CCO) e do SrTiO3 (STO), etapa  atual da pesquisa.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).