CDMF realiza atividade de formação de professores da rede estadual de Ribeirão Preto

Aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto, no campus da USP em Ribeirão Preto, a primeira etapa do programa de formação continuada de professores do ensino médio vinculados à Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, envolvendo uma turma de Física e outra de Ciências. O programa é coordenado por Antonio Carlos Hernandes, professor e pesquisador do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), e conta com a participação de Herbert Alexandre João, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC – USP). 

As atividades desenvolvidas durante a formação, que acontecem até outubro, compreendem aulas teóricas e práticas de temas associados à Física do cotidiano, turma 1, e de prevenção à saúde da mulher, turma 2, destinadas a cerca de 75 professores da rede estadual. 

O programa acontece em parceria com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFLCRP), por meio do Departamento de Física (DF), Escola de Enfermagem (EERP) e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Os professores parceiros são: Geraldo Duarte (FMRP), Ana Paula Morais Fernandes (EERP), Silvana Maria Quintana (FMRP) e Marcelo Mulato, Luciano Bachmann, Antonio Adilton Oliveira Carneiro e Juliana Fernandes, todos do Departamento de Física.

Segundo a professora Lívia Carvalho da Costa, do núcleo pedagógico da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, a interação com a universidade para a formação dos professores é muito importante para a prática docente. “A parceria findada entre a Diretoria de Ensino e a Universidade é de suma importância para o aperfeiçoamento das práticas didáticas e metodológicas, visando a mobilização da reflexão dos professores sobre a docência, seja no contexto da sala de aula e/ou nos ambientes de aprendizagens existentes na escola, concebendo a pesquisa como um princípio pedagógico”, disse Lívia.

Para o professor Hernandes, a atuação do CDMF nesse programa é essencial para colaborar com a melhoria da qualidade da educação básica. “O processo de formação continuada de professores é fundamental para que se garanta uma educação básica cada vez mais qualificada. São os professores, dentro da sala de aula, que fazem acontecer, a cada dia, a esperança de um futuro melhor aos jovens das escolas públicas. Temos que colaborar com eles”, frisou Hernandes.   

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2910 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.