“Programa Vem Saber” realiza Escola de Física Aplicada “Marie Curie”

Programação contempla áreas da Física, Medicina, Materiais e Biotecnologia

O “Programa Vem Saber”, coordenado pelo pesquisador do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC – USP), Antonio Carlos Hernandes, realiza nos próximos dias 24 e 25 de setembro, no Campus USP de São Carlos, a Escola de Física Aplicada “Marie Curie”. A ação faz parte do programa de difusão científica da USP e é dedicada a motivar os jovens estudantes do ensino médio a ingressarem no ensino superior e a aprofundarem seus conhecimentos no vasto campo da Física.

Nesta primeira edição da Escola de Física Aplicada participarão 45 estudantes de diversos centros de ensino de São Carlos e região, que terão acesso a uma programação que contempla áreas de conhecimento da Física, Medicina, Materiais e Biotecnologia.

“Esta Escola é mais um evento de difusão científica que estamos proporcionando aos estudantes das escolas públicas de São Carlos e região, sendo que ela é focada em temas modernos de Física e, ao mesmo tempo, prestando uma homenagem às mulheres, concentrando um atributo merecido à cientista Marie Curie, que foi duas vezes vencedora do Prêmio Nobel”, salienta Hernandes.

As aulas serão ministradas por professores do IFSC/USP e uma professora convidada do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (DEMa – UFSCar). A iniciativa conta com o apoio do IFSC/USP e do CDMF, onde Hernandes ocupa o cargo de coordenador de difusão.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.