Nanoarte do CDMF é destaque de eventos em Brasília e São Paulo

Exposição e palestra abordam trabalho desenvolvido no Centro

A nanoarte é uma expressão artística recente, trabalhada a partir da captação de imagens de materiais em escala nanométrica, uma das atividades desenvolvidas no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF). Durante o processo de colorização digital das imagens captadas por microscópios potentes, figuras variadas, algumas semelhantes a objetos do cotidiano surgem. É dessa forma que artistas e pesquisadores transformam em arte as faces invisíveis a olho nu de inúmeros materiais. 

Depois de passar por diversas cidades do Brasil e países como Israel, França e Romênia, as artes criadas no CDMF estão em exposição desde o dia 19 de setembro no Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS/CGDI/SAA/SE), sediado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Aberta ao público, a mostra reúne mais de 70 imagens e um painel interativo disponível para os visitantes. A exposição acontece até 2 de dezembro.

Outro evento que irá abordar a nanoarte é o Ciclo ILP-FAPESP – Ciência, Tecnologia e Inovação na Cultura, que ocorre no dia 26 de setembro, das 15h às 17h15. A palestra “A difusão da ciência através da nanoarte” será conduzida por Ricardo Tranquilin, pesquisador associado ao CDMF que vem desenvolvendo um trabalho notável com nanoarte. O evento será online e terá palestras das pesquisadoras Beatriz Mugayar Kühl (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP) sobre o Museu do Ipiranga, Márcia de Almeida Rizzutto (Instituto de Física da USP) sobre o quadro “Independência ou Morte” e de Ana Gonçalves Magalhães (Museu de Arte Contemporânea da USP) sobre preservação digital. O ciclo será transmitido pelos canais da Rede Alesp e ILP no Youtube. As inscrições para participantes interessados em certificação podem ser realizadas até 25 de setembro.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.