FAPESP é destaque em conferência no Congresso Nacional da Argentina

evento foi realizado pela comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Câmara dos Deputados da Argentina

A importância da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no fomento à pesquisa e inovação no Brasil e na América Latina foi destacada pelo pesquisador Miguel Ponce, professor da Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), em conferência realizada hoje (8/10) na Câmara dos Deputados da Argentina.

A conferência intitulada “I+D en Argentina: ¿cómo promover el aumento de la inversión privada?” foi realizada pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva e teve como objetivo discutir modelos e experiências internacionais no setor que possam ser incorporados nas políticas públicas de CT&I daquele país.

Ponce destacou em sua apresentação o papel central que a FAPESP exerce no financiamento de longo prazo aos projetos de pesquisa, permitindo o estabelecimento de círculos virtuosos de parcerias internacionais e transferência de tecnologia.

Para tanto, ele utilizou como exemplo as pesquisas que desenvolveu no Centro nos últimos anos, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual Paulista (Unesp), além da Universitat Jaume I (UJI), da Espanha, e que só puderam ser concretizadas devido ao apoio da FAPESP. Essas pesquisas já permitiram o depósito de cinco patentes que têm despertado a atenção de empresas dos Estados Unidos e do Japão.

Por fim, o pesquisador relatou que o modelo de financiamento de CT&I de longo prazo foi o que permitiu ao CDMF rapidamente reposicionar suas pesquisas diante da emergência sanitária COVID-19, medida que resultou no desenvolvimento de materiais com propriedades antivirais já em utilização em máscaras respiratórias, tecidos, e filmes poliméricos para proteção de superfícies.

A integra da conferência pode ser assistida clicando AQUI. A apresentação de Ponce está disponível no vídeo abaixo.

O modelo de financiamento de projetos de longo prazo da FAPESP encontrava-se em risco devido ao Projeto-de-Lei 529 em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) que previa uma mudança na utilização do orçamento anual da Fundação e das Universidades Estaduais. Para saber mais clique AQUI. Em novas negociações, tanto a Fapesp quanto as Universidades foram retiradas do projeto, como destaca o comunicado do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas publicado AQUI.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.