Pesquisadores do CDMF publicam capítulo em livro sobre bioatividade, ambiente e energia

Capítulo trata da síntese da amônia por processo eletroquímico

Pesquisadores do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ-UFSCar) ligados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e ao Centro de Inovação de Novas Energias (CINE)  publicaram o capítulo ‘NH3 Synthesis by Electrochemical Process Under Ambient Condition’ no livro ‘Research Topics in Bioactivity, Environment and Energy’, da editora Springer.

O livro trata de aplicações avançadas em ciência e engenharia, discutindo as propriedades funcionais de materiais e biomoléculas, visando a compreender suas propriedades químicas e físicas e seus potenciais tecnológicos e medicinais. Apresentando algumas técnicas experimentais e modelos de simulação computacional, a obra demonstra como o desenvolvimento de novos sistemas pode ajudar na abordagem de problemas futuros (comida, energia, meio ambiente, transporte, habitação, vestuário etc.) em vários aspectos de nossas vidas cotidianas.

O capítulo assinado pelos pesquisadores do CDMF e do CINE  aborda a síntese da amônia (NH3) a partir do gás nitrogênio (N2) através de processo eletroquímico em condição  ambiente. São apresentados os principais catalisadores e reações envolvidas no processo, além da alteração na eficiência causada pelo uso de determinadas células. O capítulo aponta ainda para as perspectivas futuras, buscando incentivar pesquisas que visem à produção de amônia com as mais baixas emissões de carbono possíveis.

Os pesquisadores que assinam o capítulo são Juliana F. de Brito, Sirlon F. Blaskievicz, Marina Medina, Anelisse Brunca Silva, Marcos Vinícius de L. Tinoco e Lucia Helena Mascaro.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.