IFSC realiza simpósio sobre nanotecnologia, medicina e agronegócio

Evento acontece nos dias 21 e 22 de novembro e terá palestras de professores da UFSCar

O I Simpósio de Nanotecnologia aplicada à Medicina e ao Agronegócio (I SiNMA) será realizado nos dias 21 e 22 de novembro no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC/USP), com transmissão ao vivo pelo YouTube. As inscrições vão até a sexta-feira, 18 e devem ser realizadas neste site.

Dois professores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) farão apresentações no evento: Emerson Rodrigues de Camargo, do Departamento de Química, falará sobre “Materiais nanoestruturados para aumentar o potencial de bactérias promotoras de crescimento vegetal”, e Isabella Sampaio do Nascimento, do Departamento de Física (e também do IFSC) falará sobre “Biossensores de fluxo lateral para diagnóstico rápido de doenças infecciosas”.

Segundo informa o site do IFSC, “tanto a Nanomedicina quanto o Nano-agro encontram a sua base na Nanociência, que oferece o conhecimento fundamental para arquitetar e desenvolver objetos em escala nanométrica. As nanopartículas são pequenas estruturas que possuem uma capacidade surpreendente de otimizar a prevenção, diagnóstico e tratamento de diversos tipos de doenças, como o câncer e infecções, sendo, igualmente e por outro lado, uma solução bastante interessante para viabilizar a aplicação segura de agroquímicos.”

O simpósio é organizado pelo Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia (GNano), do IFSC, e elo professor Valtencir Zucolotto.

Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais do evento (Instagram, Facebook e Twitter).

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.